O USO DAS MÍDIAS SOCIAIS
- Máquinas WANDDER
- 11 de mar. de 2021
- 4 min de leitura

Eu me lembro de quando íamos ao armazém comprar itens a granel. Tinha chapéu, balaio, linguiça, fumo e todos juntos em uma perto do arame farpado.
Podemos lembrar também das balas vendidas naqueles baleiros giratórios...
Tudo muda muito depressa. De repente os armazéns deixaram de existir e caíram no esquecimento.
Naquela época a propaganda do armazém era feita de boca em boca, o melhor local era o que tinha a maior variedade de produtos.
Algumas pessoas falam que com a internet o “boca a boca” deixou de existir, mas isso não é verdade, o que acontece é que apenas o modelo mudou.
O que antes era feito em um dedo de prosa com o cotovelo na janela ou sentado com os amigos, agora é online e milhares de pessoas têm acesso. O “boca a boca” simplesmente ficou maior, mais rápido e mais poderoso.
É preciso entender algumas coisas para aproveitar melhor este meio virtual, e para isso entender as chamadas mídias sociais, é fundamental.
A primeira coisa que precisa ter em mente é que nenhum perfil em redes sociais é realmente seu, a qualquer momento a empresa que desenvolveu tal mídia, pode tirar sua conta do ar sem aviso prévio.
Seu perfil no facebook, no instagram ou em qualquer outra rede virtual, não é seu realmente. Para melhor segurança tenha uma página, um site ou mesmo um blog para ser encontrado na internet e não deixar seus seguidores órfãos se alguma coisa acontecer.
Para atuar neste meio digital, seja profissional, não existe espaço para amadorismo na internet. Fazer um planejamento é fundamental.
Quando falamos sobre planejar não é somente quantas postagens por semana, e sim sobre o conteúdo que você vai gerar para seu público-alvo.
Para isso é fundamental conhecê-lo, saber quais mídias ele mais acessa e a linguagem a ser usada nas postagens. Além de sexo, idade, comportamento, gostos etc. Lembre-se, você está falando com uma pessoa específica.
Agora que você já sabe com quem está conversando, publique conteúdos que sejam interessantes para si mesmo. Não é sobre o que você gosta, mas sobre o que ela gosta e precisa.
Aqui neste blog, por exemplo, você encontra conteúdo para um público específico, os produtores de biscoitos de médio porte.
Além da constância em suas publicações, varie os assuntos abordados. Podendo ser entre assuntos que vão gerar valor, dicas, posts descontraídos etc.
Outra ferramenta importante em suas postagens, é induzir seus clientes a uma ação. Podemos citar o exemplo de encaminhá-lo ao blog, curtir o que foi postado, comentar ou compartilhar o assunto em questão com outras pessoas. Desta maneira, o material atingirá outras.
Seja educado e atencioso. Responda seus clientes, seja cordial, não basta estar nas redes sociais, tem que estar vivo.
Por que estas informações são importantíssimas? Você não é mais um só querendo vender, com estes meios irá mostrar que realmente se importa com seus clientes, além de criar relacionamento com eles.
Assim quando estiverem em busca de comprar algo ou sua empresa tiver alguma ação de venda, eles vão estar prontos e querendo adquirir seu produto.
Para o gerenciamento e alimentação de suas mídias sociais, é relevante a contratação de um profissional. Sente com ele e faça o planejamento, isso ajuda se você ainda não sabe quem é seu público.
Além de definir o que você espera do seu produto, a imagem que deseja passar na internet, sua visão e missão. Deixe o profissional dentro de todo o pensamento que norteia quem sua empresa é no mercado, seu posicionamento.
Existem muitos meios que podem ajudar a entender o comportamento do seu consumidor para iniciar suas estratégias na internet.
Consultores bons que entendem do assunto, até mesmo o Sebrae é um baita parceiro, já salvou muitas empresas pela consultoria prestada.
Lembre-se de duas coisas, primeiro que você não precisa saber tudo, mas tenha alguém que saiba trabalhar para você. Segundo ponto, caro é um profissional despreparado, vai sugar seu tempo e dinheiro e não vai gerar resultado.
Outro ponto importante é sobre a identidade visual apresentada em suas mídias. Esta identidade tem a ver com as cores, formatos de letras,, design que estão relacionados a sua empresa. Isto define muito quem é sua marca.
Geralmente as cores usadas quando se constrói um design para um post no Instagram, por exemplo, são as que estão presentes no logo da sua marca. Assim identifica-a. Se sua logo for preto e branco, e para criar uma arte você deseja utilizar outras cores, siga uma paleta com as que deseja usar. Limite-se a no máximo quatro cores.
A internet é um campo onde a comunicação é muito rápida e ampla. Você precisa saber quem é sua empresa, o posicionamento dela e principalmente com quem você está se comunicando. Assim norteará suas estratégias e atuação neste meio.
A forma como você é vista neste espaço virtual, ajudará no “ boca a boca”, que irá muito para sua organização, positivamente ou negativamente. Se as pessoas que gostarem do seu atendimento e produto, vão falar com pessoas que são amigas e/ou divulgar em suas próprias redes sociais.
Como já dito, se tiverem um experiência boa com a marca, vão compartilhar com aqueles que provavelmente têm os mesmos gostos, necessidades e hábitos, assim como acontece se tiverem uma experiência ruim.
Comments