OS 4 SEGREDOS PARA FAZER UM BISCOITO PERFEITO
- Máquinas WANDDER
- 19 de fev. de 2021
- 4 min de leitura
Uma das coisas mais espetaculares é receber um elogio sobre nosso produtos, neste post vamos te contar os 4 segredos que fazem um biscoito ser irresistível.

Antes de falar de características que fazem um biscoito perfeito e te dar as 4 dicas matadoras, quero que vc entenda algo muito simples, existem pessoas que não vão gostar de seu biscoito, ponto!
Você pode encarar o mercado de duas maneiras, a primeira é planejando, defina o seu target (público alvo) específico, idade, sexo, hábitos, lifestylo, renda, escolaridade, localização geográfica etc, em seguida vá a campo, teste seu produto, sua embalagem, preço, sabor, textura...
Com base nestes dados crie seu produto, textura, sabores, tamanho do biscoito, tamanho da embalagem, cores, imagens, material de publicidade, modelo de distribuição e PDV.
Ou crie seu produto e coloque no mercado, as pessoas vão comprar, por curiosidade, porque acham que é bonito, conveniente ou acham que é gostoso, algumas não vão gostar não comprarão novamente, outras continuarão comprando e assim vc vai construindo seu mercado.
Não existe produto duro, mole, doce ou sem sabor, o que acontece é que algumas pessoas vão gostar do seu produto exatamente como ele é e outras não, simples assim.
Dito isto vamos aos 4 segredos, esta é uma informação que nos acompanha a anos, através da experiência acumulada e observada junto a padeiros e confeiteiros nas trocas de informações...
O 1º Segredo
Tenha sempre em mente a seguinte situação, tudo, absolutamente tudo acontece primeiro na mente e somente depois é colocado em prática, antes mesmo de saborear o primeiro biscoito um sentimento e uma vontade foram geradas, a aparência de seu biscoito, cores e formatos da embalagem, posicionamento na prateleira são a chave.

O 2º Segredo
Depois de superadas as expectativas iniciais chegou a hora de dar a primeira mordida, o primeiro bocado, neste momento a textura do biscoito, o tempo que ele leva para umedecer e se dissolver na boca são importantíssimo.
É normal o sabor não aparecer tanto neste momento, suas papilas demoram um pouco para identificar o que esta em sua boca, por isto neste momento a textura e crocância são o que fazem a diferença este momento é chamado de sabor de entrada.
O 3º Segredo
Conforme o biscoito vai sendo mastigado e a massa sendo umedecida, suas papilas degustativas estão a mil, é uma explosão de sabor neste momento, os açúcares e as gorduras bem como os outros sabores são os grandes caras do momento, as lembranças vão aflorar, e o mundo parece que desacelera com a descarga de dopamina, um neurotransmissor poderosíssimo, fazendo com que você queira aquela sensação novamente.
O 4º Segredo
Quando comemos alguma coisa, logo após engolir fica um resto de sabor na boca, por alguns segundos isto pode mudar tudo, se o sabor for forte e marcante não despertará o desejo de comer mais um bocado e logo vem a sensação de saciedade.
Se o sabor terminar tão logo vc que mastigou e engoliu, não vem a vontade de dar mais uma mordida, é neste momento que aqueles produtos irresistíveis são bons, deixar um leve toque, uma saudade imediata do sabor real, faz com que desejemos uma próxima mordida, e mais uma e mais uma...
Bônus
O erro é tentar resolver tudo ao mesmo tempo, não tenha medo de testar sua receita, mude apenas 1 ingrediente por vez, produza e asse, depois prove, anote e de uma nota para cada uma das etapas, assim vc vai entender o papel de cada ingrediente no seu produto.
Por exemplo, se seu produto está com uma crocância e textura inicial boa, mas vc sente que não esta doce o suficiente, não aumente mais o açúcar, ele pode deixar um sabor de saída muito marcante, apenas acrescente um pouco de sal, isto vai manter o sabor de saída mas vai acentuar o doce enquanto estiver mastigando sem mexer na crocância...
Se vc usa sabor ou colorante artificial, preste atenção no sabor metálico que fica em sua boca após engolir o produto, isto é sinal que vc esta usando além do necessário, diminuir é uma boa pedida.
Se está bom de sabor mas vc quer mudar a textura, a estrutura do seu biscoito, não acrescente ou diminua ingredientes, apenas teste versões diferentes de tempo de masseira ou batedeira, em alguns casos já é suficiente para mudar a estrutura do glúten no trigo e mudar o resultado final.
Algumas pessoas são incríveis, quase beirando a genialidade e do nada o produto fica intragável, é normal isto acontecer quando o ponto da massa esta no olho, na mão e no toque, ou naquela quantidade de água a mais colocada, aquele pouquinho a mais, isto é normal quando não tem padrão.
Coloque todos os ingredientes pesados, inclusive água, coloque no cronômetro o tempo de masseira, inclusive tempos diferentes para temperaturas e épocas do ano diferentes, lembre-se que o cliente ao comprar seu produto espera ter a mesma experiência da última vez, caso isto não aconteça ele pode não voltar...
Na produção de biscoitos procure usar masseira lenta, a masseira rápida vai aquecer a massa durante o processo de mistura dos ingredientes, independente da masseira ser rápida o lenta os ingredientes líquidos, como água, leite devem estar gelados, assim quando o glúten esta sendo ativado e liberando calor vai manter a temperatura baixa, o que da uma textura incrível ao biscoito depois de assado.
Gostou das dicas? Compartilhe esta publicação com seu amigo produtor de biscoito, ele vai adorar!
Bacana gostei d+